Páginas

sábado, 14 de julho de 2012

TROVA GAUCHA ESTILOS,CONCEITOS, HISTORIA ETC...

A trova gaucha e uma manisfestaçao performatica da cultura popular brasileira,por ser uma fato folclorico vingente ou um folcloire em situaçao,que possui uma caracteristica tradicional e pertence ao rol das atividades, praticadas pelos integrantes do Mtg.Ela nao nessecita se enquandrar rigidamente em alguns conceitos.A trova e uma poesia de  sesxtilhas cantadas por geralmente dois cantadores e exige agilidade tec e destreza o primeiro trovador em que se tem conhecimento e de Pedro Ganga que na rev farroupilha trovava para animar as tropas,e era de 4 linhas no inicio.
 A trova galponeira e um repente nascido nos galpoes das fazendas aqui nos pampas , nao tem nada ahver com a trova literaria .
O dia do trovador e o 4 de dezembro que o dia da morte de Gildo de freitas.
A trova galponeira; e de sextilhas  ou seja 6 linhas chamado de mi maior de Gavetao
A trova tira teima; de sextilhas tambem masi rapida e nao tem espaço entre um verso e outro
A trova em milonga ; as estrofes nao tem um numero determinados de linhas  de um verso e e cantada na milonga e pode se trovar individualmente.
A trova do martelo e na vaneira onde um trovador completa om verso do outro e tambem na vaneira e em sextilhas.
A  trova estilo gildo;quem inventou foi o trovador valdomiro mello que em 1976 tava cantando a musica definiçao do grito e esqueceu a letra e ai começou a improvisar em cima da musica e dai pra diante esta modalidade cresceu muito e hoje faz parte dos festivais de trova. Podendo ser ultilizada em shows de trova.
 Durante as mais diversas revoluçoes os trovadores animavam as tropas, mais tarde veio o rodeio coringa e hoje os festivias de trova.Trovadores como Gildo de freitas, formiginha,Doralice,Pedro ribeiro e os de hoje  deixaram seu nome na historia da trova gaucha.
  Antigamente se julgava os trovadores por aplausos e agora e atraves de uma planilha de trova feita pela Associaçao de trovadores Luiz Muller uma planilha completa que e a dotada ta hoje.
Os garndes festivais de trova sao ete criados aprtida da deca de 80 para dar incentivo a trova;
O Mi Maior de Gavetao; criado pelo Sr Derly silva ha 29 anos sem parar em sapucaia
O Desafio de trovadores de Cacequi feito ha 23 anos
A Pua d ouro em Caçapava
O festival de trovas feito no bar do trovador Joao Benito o Cavaco da trova em gravatai
E uma serie de outros festivais em andamento  ou os que ja morreram pelo estado a fora,         todos eles tem bom premio em dinheiro e trofeus.
Estes festivais veiram substituir de uma forma mais moderna o inesquecivel rodeio coringa. e a origem tanto da trova como os repentes la do norte vem la da europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário