Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O GRANDE RODEIO CORINGA

O rodeio coringa foi um programa de radio de enorme sucesso na radio farroupilha de 1954 a 1969 onde o auge era os grandes desafio de trova.
Os apresentadores eram.Paixao Cortes, eterno Darcy fagundes,Dimas Costas e Luiz Menenzes.
Foi criado em 1954 pelo diretor da radio farroupilha na epoca,Otavio Augusto Vampre na capital,e tambem pelo tradicionalista Paixao Cortes.Apresentado por Paixao Cortes, o rodeio coringa foi o primeiro programa de auditorio a abordar a tematica gauchesca,obtendo grande sucesso de audiencia onde e lembrado ate hoje.
Era apresentado aos domingos das 20 as 22 horas.Em suia estrutura era dividido em invernadas,uma parte era a trova a outra era humor, a outra parte declamaçao e outra era orquestra sinfonica farroupilha regido pelo renomado maestro,Salvador Campanella.De inicio o programa nao tinha o nome e foi Darci fagundes em 1955 que deu o nome de brim coringa que era uma marca de calça que patrocinava o programa.
O rodeio contava com grande auditorio e vinha gente de todo o estado ver este programa, os artistas antes de se apresentarem passavam por um teste para ver se era possivel se apresentar.Para se ter uma ideia do sucesso deste programa la na campanha muita gente que tinha radio recebia visitas de vizinhos, familiares que vinha de carreta e a cavalo so pra escutar o programa. A voz de Darci Fagundes encantou todo o povo do sul e muitas regioes do pais, durante  a existencia do programa ouve muitas trocas de apresentadores do programa que era recorde de audiencia absoluta.
Darcy Fagundes se tornou o principal apresentar na epoca de ouro do programa,nasceu em Uruguaina em 1925,de uma familha de 11 irmaos entre eles Nico fagundes, ficou conhecido como gaucho vaqueano do radio.
Faleceu em 1984 vitima de cancer e lembrado como o maior incentivador da cultura gaucha no radio.
Teixeirinha, os 3 xirus, Gildo de Freitas, Formiguinha,Amaranto Pereira, e muita gente devem a fama de hoje a este programa de auditorio da radio Farroupilha, em que a trova era um sucesso.
Fonte nucleo de pesquisa historica Benedito Saldanha.
Tirada da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário