Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

Ode aos Trovadores, Ginetes dos Versos


Ode aos Trovadores, Ginetes dos Versos

20/09/2011 - [10h:02m] - Geral      Diminuir Aumentar


Hiram Reis e Silva, Arambaré, RS, 20 de setembro de 2011.
 
Entre o Rio e o Mar
Descendo o Solimões
Digo às Nações
Que não vão explorar
A Floresta desmatar.
 
Livre da mão estrangeira
Amazônia hospitaleira
Riqueza em nossa mata
O Brasil retrata
É a Amazônia Brasileira.
 
(Vitor Hugo Vieira)
 
Conheci o Trovador Vitor Hugo, o “Vitinho”, na caserna quando era praça do então, Centro de Informática N° 3. Vinte anos passados nossa amizade se fortaleceu alicerçada na sinceridade e no respeito mútuo. Tenho acompanhando passo a passo a trajetória de sucesso pelos galpões e invernadas de nossa querência deste guasca que tem enfrentado com galhardia os desafios que a vida lhe reserva fora dos palcos sem jamais dobrar a espinha. O Vieira, este era seu “nome de guerra” no quartel, chegou a iniciar o Curso de História na FAPA e enredou muito mestre com sua lógica e conhecimento. Infelizmente, não pode dar continuidade à sua formação e o Rio Grande do Sul perdeu um historiador, mas ganhou, definitivamente, um grande e seguramente o maior Trovador da atualidade. O Vieira é natural de Porto Alegre, tem 43 anos e trova a 20.
 
Homenageando o Trovador Vitor Hugo nesta Semana Farroupilha reverenciamos a cultura e a tradição que permeia célere, como o vento minuano, que canta e geme pelos pampas infindos e que se manifesta nos corações e mentes da gente gaúcha de todas as querências e de todos os tempos.
 
-  Vídeos do Trovador
 
-  Currículo do Trovador
 
§   Trovador Oficial do MTG há mais de cinco anos;
 
§   Dois discos de ouro (2010, 2011) pela gravadora Sangue Novo tornando-se o maior sucesso de vendas em apenas 2 anos da gravadora;
 
§   Hexacampeão do Desafio de trovadores de Cacequi, o maior Festival de trovas do estado;
 
§   Trovador preferido do Mestre João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes;
 
§   Já trovou na rede Globo em Rede Nacional, no Programa Ana Maria Braga, na RBSTV, Rede Record, Zero Hora e Correio do Povo;
 
§   Há cinco anos é contratado para trovar na PETROBRAS;
 
§   Em março, deste ano, foi o vencedor do desafio de trovas na cidade de Mata;
 
§   Recebeu das mãos do Presidente da Câmara de Sapucaia do Sul a maior premiação de trova no Município;
 
§   Recebe inúmeros patrocinadores pra seu terceiro CD.
 
§   Realiza trabalhos voluntários em Porto alegre;
 
§   Único trovador que tem duas comendas “João de Barro”, a segunda maior condecoração do MTG;
 
§   É o trovador que mais fez shows no Estado;
 
§   É maratonista tendo participado de sete corridas da São Silvestre em São Paulo.
 
-  Pinhal da Serra e Esmeralda
    Fonte: Trovador Vitor Hugo
 
Antes aconteceu uma tertúlia, mas atração maior foi o trovador que lotou o lonão, não arredaram o pé. O trovador entrou com tudo no palco e começou a fazer versos encantando a todos, arrancou aplausos, todo mundo quieto esperando o que o trovador iria dizer na outra trova, muito humorismo no show do trovador, ninguém foi embora, foi meia hora de trova, depois teve o baile, mas ai o povão foi embora queriam mesmo era ver o trovador que era só elogios para o dono da festa.
 
-  Churrascaria Vento Negro
    Fonte: Trovador Vitor Hugo
 
O evento aconteceu na Churrascaria Vento Negro em Viamão na parada 41 com a presença do Vice Governador e a presença de partidários do PSB. O trovador foi contratado para um show de trovas, estavam presentes o Prefeito de Viamão Alex Boscaini, Deputados... Umas 600 pessoas, Geraldinho lançou sua canditatura a Prefeito da cidade, teve inúmeros discursos coisa de político não é? Bem aí aconteceu o inesperado foi a vez do trovador.
 
Todos tinham discursado, e quando chegou a vez do trovador o microfone falhou, e também o “Playback” que faz o fundo musical da trova também, aí alguém mandou eu fazer só no gogó, eu disse que ficava ruim, outro disse que quem é bom faz de qualquer jeito. Bem então se reuniu a cúpula do Partido e aí mandei ver só pra o Vice foram oito versos. Quem estava nas mesas próximas se levantou e veio ver e foram mais versos, os presentes iam pedindo versos, os comentários eram vários, perguntavam umas para outras de onde era este trovador, sem som sem gaita sem viloa sem nada o trovador foi super aplaudido. O verso que conquistou o Beto Grill foi este:
 
Pessoal do PSB
É o melhor do Brasil
Se fosse te dá uma nota
Eu te dava nota mil
Vou filiar a minha tia
E meu compadre Gil
Vou falar p’ra o senhor
Tarso é governador
Mas eu prefiro é Beto Grill
 
-  Parque Harmonia
    Fonte: Trovador Vitor Hugo
 
O trovador trovou para oftalmos, gastros, clínicos e cirurgiões e encantou a todos, o trovador mostrou que conhece a área médica. Fez trova falando do nome dos médicos suas especialidades e o que cada área fazia e até receita médica e medicamentos. Os versos mais engraçado foram para o clínico geral e o traumatologista, foi super aplaudido e ali vendeu um monte de CDS. Os médicos tiraram fotos com o trovador.
 
– Blog e Livro
 
Os artigos relativos ao “Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar”, Descendo o Solimões (2008/2009), Descendo o Rio Negro (2009/2010), Descendo o Amazonas I (2010/2011), e da “Travessia da Laguna dos Patos I (2011), estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Bloghttp://desafiandooriomar.blogspot.com.
 
O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre. Pode ainda ser adquirido através do e–mail:hiramrsilva@gmail.com.
 
 
 
Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)
Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar (IDMM)
Vice Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - RS (AHIMTB)
Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS)
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional
Fonte: Hiram Reis e Silva
Imprimir Página

Nenhum comentário:

Postar um comentário