domingo, 23 de junho de 2013

Tetê Carvalho critica MTG por proibir bombacha feminina


Tetê Carvalho critica MTG por proibir bombacha feminina

sáb, 22/06/13
por Giovani Grizotti |
categoria Tradição
Banner no Face da Tetê: bombacha feminina já!
Conhecida por ser uma das poucas mulheres que se dedicam à arte da trova, Tetê Carvalhoestá em campanha pelo uso da bombacha e do  chiripá pelas mulheres, o que é proibido em bailes de CTGs. Ela tem feito críticas pesadas ao MTG, nas redes sociais. E chegou a postar uma troca de mensagens com o presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG),Manoelito Savaris, na qual nega pedido de amizade no Facebook feito por ele. “Seu Movimento não me representa, não perca tempo, jamais poderemos ser amigos! Eu não faço parte desta entidade, embora tenha comprado uma carteirinha de tradicionalista! Sua real intenção é ver minhas postagens, pois saiba que eu irei fazer tudo que puder, enquanto puder e enquanto vida eu tiver, hei de gritar: abaixo o MTG, para sua ciência, copiei e colei este comentário”, escreveu Tetê.
Tetê Caravalho: grande trovadora! Foto: arquivo pessoal
Particularmente, acho o seguinte: o MTG é importante sim, e tem de existir. Sem ele, não haveria organização, regras (sim, elas também precisam existir), tudo seria uma bagunça. MTG é tradicionalismo organizado, e ponto. E o nosso MTG, aliás, é infinitamente mais organizado que o similar na Argentina, por exemplo. Agora, essas normas retrógradas precisam acabar. Onde já se viu mulher não poder usar bombacha feminina, tão incorporada ao dia-a-dia da prenda? Foi deprimente ver mulheres terem de voltar pra casa, ao visitar o CTG 35, durante recente show de Mano Lima. A elas, foi facultada a possibilidade de usarem vestidos emprestados, do próprio CTG, mas elas, claro, não aceitaram. Constrangedore, eu diria, escandaloso numa época em que nos preparamos para mostrar nossas tradições para o mundo. Ou seja, ao impor tais absurdos, o MTG corre o sério risco de cair no descrédito. E colocar abaixo um belo trabalho que realiza pelas nossas tradições.
Acesse outras notícias do blog em g1.com.br/reporterfarroupilha
Comentar

  • Tetê Carvalho Atenção mulheres de bombacha! Giovani Grizotti está conosco, leiam sua matéria do G1 e vamos nos reunir e manifestar nossa vontade. Vamos lutar até o fim para inserir a bombacha feminina no lugar da calça jeans e da leg, afinal essa é a nossa luta!
    há 20 horas · Curtir · 5
  • Paula Carneiro Almeida Eles nao tem mais o q incomoda vao se invoca com as nossas bombacha?! To contigo Tete!
    há 20 horas via celular · Curtir · 2
  • Nani Santos Eu uso.. Adoro
    há 20 horas · Curtir · 1
  • Moisés Menezes Marlei Stein tem hora pra tudo......e só sabe quem usa!!!!!Sobre a roupa adequada às mulheres sabem elas......chega dos homens determinar que roupa vão usar as mulheres !!!!!!!
    há 20 horas · Curtir · 1
  • Tetê Carvalho É isso aí, comandante Moisés Menezes Marlei Stein. Que orgulho em ser sua amiga!
  • Dudu Soares Tete, isso sim representa a mulherada!!!!
    há 19 horas · Curtir · 1
  • João Folle O MTG se acha o dono da tradição gaúcha, só que quem faz e cultua as tradições são todos os gaúchos. Seja tomando um mate, fazendo um churrasco, ligando no campo ou outras coisas que fazem parte do nosso cotidiano e que vem de gerações passadas ensinados por nossos pais, avós e etc. me lembro ano passado que fomos fazer matérias no acampamento farroupilha sem receber nada, pois queríamos divulgar esse grande evento e o presidente do MTG veio nos xingar por que estávamos entregando folders para as pessoas depois acessarem as matérias, fotos e videos que produzimos e os folders não tinham o logo do MTG. Como se eles estivessem pagando a estrutura do evento, que vem do bolso de todos que pagam seus impostos em dia. por isso que o MTG não cresce, os CTGs estão falindo e a cultura só se deturpa nas idéias fascistas dos comandantes do MTG.
    há 19 horas · Curtir · 1
  • Hellen Hothovolpho Tetê Carvalho por iso te adimiro e te respeito!
    há 16 horas · Curtir · 1
  • Valdir Verona Luiz Carlos Barbosa Lessa, em seu livro Nativismo – Um fenômeno social gaúcho”, no capítulo 13, A invenção das tradições diz o seguinte: “E como é que é o vestido das moças? Como modelo, aproximado, só havia os vestidos caipiras, das festas juninas de São Paulo, ou as folhinhas anuais distribuídas pela Cia. Alpargatas na Argentina. Paixão encasquetou que deveriam ser vestidos compridos até os tornozelos; eu argumentei que se nós, rapazes, estávamos trajando nossas costumeiras bombachas, não carecia que as moças se voltassem para tão longe nos antigamentes; isto não chegou a ser posto em votação, mas o bigodudo Paixão nos venceu pelo cansaço...” (p.66).
    há 15 horas · Curtir · 1
  • Valdir Verona Hoje vi num jornal daqui de Caxias, que em amanhã em Farroupilha, vai ter um curso de formação tradicionalista!!! O que é isso? Continua-se a produzir tradições inventadas?
    há 15 horas · Editado · Curtir · 1
  • Tetê Carvalho Tu pagas uma taxa, é o tal CEFOR, para preparar avaliadores, etc. Depois faz a carteirinha de tradicionalista, recolhe 10,00 a cada 2 anos. Só pode julgar eventos regidos por eles quem tem o Curso. Quem não tem está desabilitado.
    há 15 horas · Curtir · 2
  • Shirley Oliveira de Freitas amiga tete carvalio eu ando mais de vistido porque acno mais bonito abraço a voce
    há 14 horas · Curtir · 1
  • Tetê Carvalho Eu não sou contra o vestido, é lindo! Apenas peço a liberação da bombacha feminina que proíbem, permitindo o jeans e a leg, para entrar em CTG's. É apenas isso... liberdade, pois a bombacha não é imoral, ao passo que discriminação e constrangimento é ilegal...
    há 14 horas · Curtir · 1
  • Rosana De Paula Soares Dias com serteza estamos junto nessa Tete
    há 11 horas · Curtir · 1
  • Bira Ferraz AMIGA TETÊ NÃO É MAIS 10 REAIS PARA FAZER A CARTEIRA AGORA É 20 REAIS E O MEU CTG ESTA CAINDO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário