Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

O TROVADOR VITOR HUGO FAZ SUCESSO NA COXILHA NATIVISTA EM CRUZ ALTA PARTE 1







 Nunca tinha ido a Cruz Alta so conhecia através dos livros de historia ate porque as passagens para la sao caras mas eei q na revolução da degola la era o centro republicano era o ninho dos pica paus terra do temível Firmino de Pula de Pinheiro Machado o senador de ferro de Salvador Pinheiro, de Julio de Castilhos e de nada mais nada menos q ÉRICO VERÍSSIMO.La era o berço revolucionário da revolução federalista e fiz questão de ir la foi la na região do cadeado q se deu o estopim para o inicio da revolução federalista de 1890.
Na segunda foto eu estou na runa onde a cidade foi invadida pelos maragatos de gen Aparício  q pra vingar a morte de Gumercindo invadiu o ninho dos pica paus
Por estavudina e outras os maragatos causaram espanto geral pois ningume imaginava q o berço dos chimangos pudessem ser invadida e foi e teve batalha, mas depois a divisão norte invadiu Cruz Alta por esta rua e socorreu a cidade dos maragatos.
 Na terceira foto pelo q falam se ve a cúpula da prefeitura la em cima, ali foram degolados dezenas de pessoas na época de revolução hoje e um arquivo mas la se praticavam degolas terríveis a mando de Firmino de Paula.
Nas quarta e sétima fotos se ve uma placa alusiva ao filho do temível Firmino de Paula ,e uma placa q consta da construção do prédio  da prefeitura pelo filho dele na época do firminismo.][
Nao vi nada q lembre a terrível revolução federalista q passou por ruz Alta nem o busto de Firmino de Paula nadinha nem casas com furo de bala, somente a casa de Érico Veríssimo parece q Cruz Alta quer esquecer aqueles anos negros de ódio sangue crimes terríveis provocada por uma gente sem piedade não se ve nada nem museu  mada q lembre a revolução da época q tingiu de sangue e ódio o RS
  Mas Érico e o maior escritor do pais e deu pra ver q a cidade adora ele   ele veio limpar a sujeira politica dos antepassados.
quando cheguei para a  COXILHA NATIVISTA fiquei no hotel dos viajantes e quem pagou as diárias para mim foi meu amigo ODILON TEIXEIRA o Taura do Microfone e por la fiquei hospedado  vinha com cds e uma vontade de trovar no ninho dos pica pauis so não sabia q eu seria um sucesso a onde não me conheciam,

Nenhum comentário:

Postar um comentário