Páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2013

FESTIVAL DE TROVAS 2012 REÚNE FÃS DE GILDO


02/12/2012 16h06 - Atualizado em 02/12/2012 18h47

Festival de trova reúne fãs de Teixeirinha e Gildo de Freitas no RS

Evento marca os 27 anos da morte de Teixeirinha, ídolo da música no RS.
Viúvas dos dois músicos estiveram no Parque da Roselândia.

Fábio LehmenDa RBS TV
Comente agora
Festival de trova reúne tradicionalistas em Passo Fundo (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)Festival de trova reúne tradicionalistas em Passo Fundo (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
Um festival de trova em homenagem aos cantores Teixeirinha e Gildo de Freitas reúne tradicionalistas entre sábado e domingo (2), no Parque da Roselândia, em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. A segunda edição do evento marca os 27 anos da morte de Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, ídolo da música do estado.
No início da década de 1980, Teixeirinha gravou uma das principais trovas ao lado de Mary Terezinha e conquistou os gaúchos. No recanto que leva o nome do cantor, os músicos mostraram habilidade com os versos que celebram a tradição gaúcha.
"Ele deixou esse legado para a gente e, com certeza, enquanto tiver um gaúcho com essa espada na mão, o Rio Grande vai ser mais Rio Grande", diz o caminhoneiro Diomar Almeida.
Carminha de Freitas (D) e Zoraida Teixeira (E) acompanham o evento (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)Carminha de Freitas (D) e Zoraida Teixeira (E)
estavam no evento (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
A apresentação foi acompanhada por quem convideu com os dois ilustres trovadores. Dona Zoraida, viúva de Teixeirinha, e Carminha de Freitas, mulher de Gildo de Freitas, prestigiaram o festival. "É uma prova de que o povo de Gildo e Teixeirinha não morreu", diz Carminha.
O monumento em homenagem a Teixeirinha é um dos principais símbolos de Passo Fundo. Uma das marcas de Vítor Mateus Teixeira na trova era o improviso. Nesta semana, a morte dele completa 27 anos. Mas os fãs ainda mantém viva a musicalidade do chamado "rei do disco".
"São essas atitudes que acalentam a saudade e a falta daquele pai parceiro, aquele pai que construiu uma história que só enche de orgulho. A gente está no meio de pessoas que só falam bem dele. É isso que me emociona e me orgulha muito", diz Márcia, filha de Teixeirinha.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário